quinta-feira, 12 de julho de 2012

Reconciliação Familiar:



Queridos Amigos,
Nesta última semana (especificamente dia 06/julho/2012) tivemos no distrito de Nuwakot, um evento onde meninas que antes foram traficadas para Índia, agora foram rever suas famílias Nepalesas. Algumas estavam a mais de 6 anos sem ver os familiares e nesse tempo estiveram em bordeis de Calcutá, para onde foram traficadas. Depois que foram resgatadas ficaram um tempo na custódia do CWC indiano (uma especie de FEBEM, onde estavam para proteção contra os donos de bordéis que tentam recuperá-las) depois disso, após longo processo legal de repatriação, em 2010 é que vieram para o Meninas dos Olhos de Deus dentro da estrutura da Nepalese Home (Organização nepalesa que administra as casas formando a parceria com a MCM, Mobilização Mundial, formando assim a Família Meninas dos Olhos de Deus). 
A vinda delas (repatriação) aconteceu em 2 de julho de 2010, portanto 2 anos já se passaram e esse programa deveria ter acontecido bem antes, mas devido aos riscos somente agora foi possível (Nuwakot é o distrito mais afetado pelo trafico no Nepal, com grandes traficantes envolvidos na política). Duas das meninas que foram agora rever suas famílias, deram depoimento em corte contra os traficantes e esses pegaram 12 anos de cadeia cada e já estão cumprindo a pena, portanto tinham muitos riscos envolvidos na ida delas. Soubemos que o maior traficante da área (que é envolvido em política) esteve lá nesse programa e se deparou frente á frente com nosso pessoal. Ele não pode ser punido (ainda...) porque sempre escapa devido sua influência política (pelo que soubemos ela já esteve detido 5 vezes, mas sempre saiu impune).
Devido á todas essas possibilidades, o programa foi cercado por muita segurança e contou com o apoio do governo local. A Nepalese Home fez parceria com outras organizações sociais para poder organizar o programa com maior estratégia e segurança para não aparecer tanto na linha de frente.
Elas foram recebidas e honradas pelas autoridades locais e por outras organizações. Logo depois foram reapresentadas às suas famílias, conversaram bastante e fizeram uma refeição juntos. Estavam presentes também alguns jornalistas de TV e jornais que noticiaram o acontecimento, mas a Nepalese Home pediu que as fotos/imagens não fossem expostas de forma que os rostos aparecessem, pelo menos um dos jornais que vimos até agora, respeitou esse pedido.
Uma das meninas disse para a Rose ao retornar: "foi o dia mais feliz de minha vida" . Ela pode rever a mãe depois de mais de 6 anos e pode ainda conversar com outras pessoas da família, inclusive com a irmãzinha de 9 anos hoje (quando ela saiu, essa irmãzinha tinha apenas 3 anos).
A Bíblia fala de restauração da dignidade, dos vínculos e da reconstrução dos caminhos outrora destruídos (Isaías 58). Então cremos que rever as famílias fez muito bem para a dignidade dessas meninas, para mostrar que estão felizes, estudando e com outra família que as ama (Família Meninas dos Olhos de Deus) e mostrar sobretudo, que Jesus restaura os caminhos destruídos, traz esperança e novos sonhos. 
Várias delas, ao invés de desprezar os familiares (mesmo sabendo que alguns desses familiares foram envolvidos no processo do tráfico delas, recebendo dinheiro ou algum outro beneficio das mãos dos traficantes) contudo elas preferiram perdoar, amar, ensinar, inclusive várias delas sonham em voltar para Nuwakot e advogar contra a causa do tráfico. Sonham em abrir escolas e igrejas e ensinar o povo local a não vender suas filhas (prática extremamente comum e cultural nesse distrito).
Anexamos algumas fotos neste e-mail, mas escolhemos as fotos onde os rostos não aparecem, ou se aparecem um pouco que não seja possível a perfeita identificação, primeiro para não ofender a dignidade das meninas que apesar de restauradas, cremos que não ficaria bem expô-las. Também os rostos dos familiares não aparecem, preservando assim suas identidades.
Queridos, toda honra e gloria é do Senhor Jesus, Ele que reconstrói os caminhos destruídos, não apenas das meninas nepalesas traficadas, mas todos nós que cremos Nele. Ele é quem nos supre e nos leva em frente pelo Seu Espirito.
Agradecemos á todos que participam conosco desta obra de resgate, redenção e restauração, á MCM, também á todas Igrejas, amigos, parceiros ministeriais que nos apoiam, aos obreiros aqui no Nepal (brasileiros, nepaleses, chilenos) e aos obreiros que atuam no Brasil ou outras frentes todos são dignos de nosso amor, respeito e gratidão.
Honramos também todos os que fazem missões pelo mundo afora, mesmo em frentes diferentes, em países diferentes, Ele que usa a vida de vocês em terras estranhas, em verdade, somos inspirados por vocês todos os dias.
Com gratidão nos Himalaias
Família Meninas dos Olhos de Deus.
PS. Receba onde você estiver, essa unção de esperança e restauração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário