segunda-feira, 13 de junho de 2011

TEATRO MUNICIPAL SÃO PAULO

Theatro Municipal reabre restaurado e modernizado

Depois de quase 3 anos de reforma, o palco lírico sinfônico de São Paulo reinaugura hoje e sábado para convidados e domingo para o público, pronto para os festejos do seu centenário. Com estilo eclético, inspirado pela Opera Garnier de Paris, foi construído pelo escritório de Ramos de Azevedo.
Teatro Municipal de SP, década de 20
Nessa que é a terceira reforma do teatro, a fachada e o salão nobre foram restaurados. A arquiteta Lilian Jaha dá os detalhes e conta os cuidados que foram tomados com o patrimônio histórico para devolver à cidade sua primeira casa lírica. No restaurante, admiramos com ela os vitrais e as pinturas murais no teto recuperados. O mobiliário e o espelho do bar são assinados pelos irmãos mais famosos do design brasileiro, os Campana.

 
A cor vermelha voltou para os poltronas e paredes da sala de espetáculos, mas o grande ganho está na acústica e na reforma técnica do palco, como conta o maestro Abel Rocha, Diretor Artístico e regente titular. Para o concerto de reabertura, ele preparou um programa especialíssimo, uma celebração à música, reunindo três dos corpos estáveis da casa em uma homenagem aos maiores cantores líricos do país que já passaram pelo palco municipal.
“Os artistas precisavam resgatar o palco do teatro, se sentir donos desse espaço novamente para entregara para a plateia o que elese melhor sabem fazer; sua arte, seu canto e sua música”, vibra.
O Concerto, pelo Maestro Abel Rocha
As duas metades do programa de reinauguração espelham os diversos talentos musicais do Theatro Municipal. A Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Lírico, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e solistas, vão interpretar peças de Radamés Gnatalli (Concerto para Quarteto de Cordas e Orquestra), Ronaldo Miranda (Suíte Festiva) e Anton Bruckner (Te Deum).
 

 
Após o intervalo, a segunda parte é dedicada à música vocal, lírica e coral-sinfônica, com os cantores que integram os coros do Theatro e que costumam estar presentes como solistas nas principais temporadas líricas do país. Solistas como Celine Imbert, Rosana Lamosa farão a Serenata Musica, de Ralph Vaughan-Williams. Abel faz questão de enumerar um a um os cantores solistas do espetáculo são Adélia Issa, Carlos Eduardo Marcos, Claudia Riccitelli, Denise de Freitas, Douglas Hahn, Eduardo Janho-Abumrad, Geilson Santos, Laura de Souza, Luciana Bueno, Luís Orefice, Marcello Vannucci, Marcos Thadeu, Martha Herr, Paulo Mandarino, Regina Elena Mesquita, Sérgio Weintraub e Silvia Tessuto.
 
Serenade to Music de Ralph Vaughan-Williams celebra a música, está na primeira cena do quinto ato de O Mercador de Veneza, de Shakespeare, e foi escrita para 16 vozes solistas e orquestra.
Passeio virtual pelo Theatro Municipal de São Paulo
E para encerrar o concerto, um canto de alegria, agradecimento e esperança. O Te Deum de Bruckner, interpretado pelo Coral Lírico municipal será o primeiro de uma série de concertos coral-sinfônicos que marcam este mês de reinauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário