Theatro Municipal reabre restaurado e modernizado
Depois de quase 3 anos de reforma, o palco lírico sinfônico de São Paulo reinaugura hoje e sábado para convidados e domingo para o público, pronto para os festejos do seu centenário. Com estilo eclético, inspirado pela Opera Garnier de Paris, foi construído pelo escritório de Ramos de Azevedo.
Nessa que é a terceira reforma do teatro, a fachada e o salão nobre foram restaurados. A arquiteta Lilian Jaha dá os detalhes e conta os cuidados que foram tomados com o patrimônio histórico para devolver à cidade sua primeira casa lírica. No restaurante, admiramos com ela os vitrais e as pinturas murais no teto recuperados. O mobiliário e o espelho do bar são assinados pelos irmãos mais famosos do design brasileiro, os Campana.
A cor vermelha voltou para os poltronas e paredes da sala de espetáculos, mas o grande ganho está na acústica e na reforma técnica do palco, como conta o maestro Abel Rocha, Diretor Artístico e regente titular. Para o concerto de reabertura, ele preparou um programa especialíssimo, uma celebração à música, reunindo três dos corpos estáveis da casa em uma homenagem aos maiores cantores líricos do país que já passaram pelo palco municipal.
“Os artistas precisavam resgatar o palco do teatro, se sentir donos desse espaço novamente para entregara para a plateia o que elese melhor sabem fazer; sua arte, seu canto e sua música”, vibra.
O Concerto, pelo Maestro Abel Rocha
As duas metades do programa de reinauguração espelham os diversos talentos musicais do Theatro Municipal. A Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Lírico, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e solistas, vão interpretar peças de Radamés Gnatalli (Concerto para Quarteto de Cordas e Orquestra), Ronaldo Miranda (Suíte Festiva) e Anton Bruckner (Te Deum).
Após o intervalo, a segunda parte é dedicada à música vocal, lírica e coral-sinfônica, com os cantores que integram os coros do Theatro e que costumam estar presentes como solistas nas principais temporadas líricas do país. Solistas como Celine Imbert, Rosana Lamosa farão a Serenata Musica, de Ralph Vaughan-Williams. Abel faz questão de enumerar um a um os cantores solistas do espetáculo são Adélia Issa, Carlos Eduardo Marcos, Claudia Riccitelli, Denise de Freitas, Douglas Hahn, Eduardo Janho-Abumrad, Geilson Santos, Laura de Souza, Luciana Bueno, Luís Orefice, Marcello Vannucci, Marcos Thadeu, Martha Herr, Paulo Mandarino, Regina Elena Mesquita, Sérgio Weintraub e Silvia Tessuto.
Serenade to Music de Ralph Vaughan-Williams celebra a música, está na primeira cena do quinto ato de O Mercador de Veneza, de Shakespeare, e foi escrita para 16 vozes solistas e orquestra.
Passeio virtual pelo Theatro Municipal de São Paulo
E para encerrar o concerto, um canto de alegria, agradecimento e esperança. O Te Deum de Bruckner, interpretado pelo Coral Lírico municipal será o primeiro de uma série de concertos coral-sinfônicos que marcam este mês de reinauguração.

Nenhum comentário:
Postar um comentário